O WordPress é uma ferramenta poderosa, utilizando os Plugins corretamente, você pode melhorar e muito, o desempenho do seu site. Abaixo vamos listar as principais dicas de como otimizar sites WordPress, e assim, deixá-lo muito mais rápido:

Google Page Speed

Antes de colocar a mão na massa, é importante entender quais são os principais pontos que deixam seu site lento, e principalmente, o que o Google Page Speed recomenda.
Para um site ser considerado rápido pelo Google, você precisa no mínimo cumprir as seguintes regras:
– Imagens otimizadas (um ponto crucial)
– Disponibilizar arquivos em cache
– Aproveitar o cache do navegador
– Arquivos CSS e JS minificados
– Html minificado

Tendo em vista os pontos citados acima, com apenas 2 plugins, que inclusive são super conhecidos, podemos resolver todos esses pontos.

Plugins

O primeiro plugin que você deve utilizar, é exclusivamente para resolver o problemas das imagens da biblioteca de mídia do WordPress.
Smush Image – É um plugin super simples de ser utilizado, na sua versão gratuita, a única limitação é a quantidade de imagens que ele otimiza por vez (50 imagens), porém, após as 50 imagens, você pode utilizar normalmente até otimizar todas as imagens.
Para utilizá-lo basta você clicar no menu Smush e depois clicar no botão de otimização:

W3 Total Cache – Esse é o plugin que utilizaremos para todas as outras necessidades, ele é um plugin super utilizado, e é importante que você preste atenção nos principais items, pois a configuração dele exige um certo cuidado. Ele é feito para qualquer pessoa utilizar, porém é claro, que pelo nível de detalhe do plugin, pessoas menos técnicas podem encontrar dificuldades, porém tem chances de dar muito certo também.
Abaixo vamos listar os principais items:

Menu General Settings
É nesse menu que você ativa todos os serviços, vamos começar ativando o Page Cache e o Browser Cache.

Menu Page Cache e Browser Cache
Nesse menu, você possui algumas configurações para serem personalizadas, não vamos entrar a fundo, temos funcionalidades simples e bem complexas, o importante aqui é saber, que a configuração básica, supre bem na maior parte dos casos.

Com o serviço de Page Cache e Browser Cache ativado, você supre os problemas de cache, e já será muito perceptivo a diferença na velocidade, lembrando que a configuração padrão, vem com a opção: Não ativar o cache para usuários logados. Então, para efetuar o teste, será necessário rodar sem estar logado no WordPress.
Outro detalhe importante, é que a partir do momento que você usa o cache, qualquer alteração que você não queira esperar o tempo de cache padrão, é necessário clicar no botão Performance > Purge All Caches

Menu General Settings

Agora nesse menu, vamos ativar a minificação do arquivos CSS, JS e HTML. O processo de minificação é um pouco mais complicado, e dependendo de como seu tema foi desenvolvido, você pode encontrar dificuldades ou até mesmo problemas com algumas funções do site, se você não é técnico ainda, vale a pena testar, porém, caso dê problema, recomendamos manter desativado e solicitar a ajuda de um técnico.

Menu Minify

Nesse menu, você consegue efetuar a configuração ou até mesmo desabilitar cada módulo de minificação. (HTML, JS E CSS)
Caso algum arquivo específico dê problema, e você queira excluir somente ele, também consegue. Para facilitar, abaixo temos a imagens da configuração que usamos aqui no Array é Vida.

Com o serviço de Minify ativado, você supre os problemas de minificação, e já será muito perceptivo a diferença na velocidade, lembrando que a configuração padrão, vem com a opção: Não minificar arquivos para usuários logados. Então, para efetuar o teste, será necessário rodar sem estar logado no WordPress.
Outro detalhe importante, é que a partir do momento que você usa o minify, qualquer alteração que você faça em arquivos e não queira esperar o tempo de cache padrão, é necessário clicar no botão Performance > Purge All Caches

Conclusões

Utilizando esses 2 plugins seu site pro usuário no navegador e no Google Page Speed, ficará muito mais rápido.
É claro que alguns problemas podem ocorrer devido ao nível de detalhe do plugin, porém a diferença é bem perceptível, quer um realizar um teste simples? Navegue no Blog do Array é Vida e veja a velocidade de carregamento entre uma página e outra.
Isso é demais!!! Agora você pode deixar seu site muito mais rápido. Caso ainda esteja com dúvida, deixe um comentário ou entre em contato com a gente.

Summary
Como otimizar sites Wordpress
Article Name
Como otimizar sites Wordpress
Description
Vamos listar as principais dicas de como otimizar sites Wordpress, e assim, deixá-lo muito mais rápido
Author
Publisher Name
Heitor Sousa Pedroso
Publisher Logo